Noções básicas do cartão de crédito

Tempo de leitura: 6 minutos

Olá! Estamos aqui para discutir o assunto do momento: Noções básicas do cartão de crédito. Não há dúvida de que usar um cartão de crédito tem seus benefícios, mas também há desvantagens.

“Qual é o cartão de crédito do banco que você tem?”, “qual é o seu limite de crédito”, “que tipo de cartão é esse”… essas perguntas estão na boca de todo mundo hoje.

Certamente, o mundo parece ter sido espremido e embrulhado em um cartão de crédito. Hoje em dia todo mundo fala e entende a linguagem dos cartões de crédito.

No entanto, a síndrome do cartão de crédito parece ter dominado a todos nós. Mas os cartões de crédito são apenas benéficos? Vamos analisar os prós e contras deste plástico de bolso e ver o que supera o outro.

O que você acha sobre o assunto? Quais são as vantagens e desvantagens que você enxerga nesse instrumento? Compartilhe a sua opinião com a gente!

Pontos importantes sobre Cartão de Crédito

Em suma, é importante pesquisar as taxas de juros, anuidades e benefícios oferecidos antes de se comprometer com um cartão específico.

  1. Limite de Crédito: O limite de crédito é o valor máximo que você pode gastar com o cartão de crédito antes de ter que pagar a taxa de juros.
  2. Anuidade: A anuidade é uma taxa cobrada anualmente pelo emissor do cartão de crédito.
  3. Juros: Os juros são cobrados quando você não paga suas despesas em dia. Esta taxa varia de acordo com o emissor e o tipo de cartão de crédito.
  4. Bandeira de Cartão de Crédito: As principais bandeiras de cartões de crédito são Visa, Mastercard, American Express e Diners Club.
  5. Cashback: Um cashback é um programa que lhe permite resgatar seu dinheiro gasto com recompensas e descontos.
  6. Seguro: Muitos cartões de crédito oferecem seguro de proteção para você e sua família quando você usa o cartão.

Em suma, é importante pesquisar as taxas de juros, anuidades e benefícios oferecidos antes de se comprometer com um cartão específico.

Quando evitar cartão de crédito?

A princípio, é melhor evitar usar um cartão de crédito se você tiver dificuldade em pagar suas contas em dia.

A princípio, é melhor evitar usar um cartão de crédito se você tiver dificuldade em pagar suas contas em dia.

Ou seja, taxas de juros altas e multas por atraso podem levar a uma dívida significativa e cara.

Também é importante não utilizar um cartão de crédito para fazer compras que você não possa pagar à vista.

Além disso, os usuários também devem sempre tentar pagar o saldo completo de seus cartões de crédito todos os meses, para evitar altas taxas de juros.

Por fim, o uso responsável de cartão de crédito pode ser uma ferramenta financeira útil para ajudar a criar e manter uma boa saúde financeira.

As vantagens de um cartão de crédito:

Nesse sentido, é necessário planejamento antes de se comprometer com um cartão de crédito.

  • Mantenha o dinheiro pesado em suspenso — o dinheiro é a coisa mais cobiçada neste mundo. Carregar muito dinheiro onde quer que você vá é sempre um pomo de discórdia.

Portanto, um cartão de crédito permite que você viaje sem muito dinheiro e tenha uma viagem ou compras despreocupadas e felizes.

  • Imagine-se fazendo compras em um shopping maravilhoso. Enquanto faz compras, lembra-se de levar botas para o filho, óculos para a mãe, colar para a amada esposa… porém, falta dinheiro! O cartão de crédito é seu melhor amigo nessa situação.

 

  • Mesmo que você perca seu cartão de crédito, não precisa ficar apreensivo e assustado como fica quando perde seu dinheiro. Isso ocorre porque você pode congelar ou bloquear o cartão do banco e relaxar.

 

  • Cartão de crédito funciona em qualquer lugar hoje em dia. Você só precisa embalar seu cartão e fazer uma mudança para qualquer destino sem se preocupar com dinheiro.

 

  • O empréstimo também pode ser obtido por meio de cartões de crédito. Nesse sentido, é necessário planejamento antes de se comprometer com um cartão de crédito.

O aspecto negativo do aumento no uso do cartão de crédito

Portanto, um cartão de débito também pode ser usado como cartão de crédito às vezes e existem alguns bancos eminentes que também cobram taxas com os cartões de débito. Então, mais ou menos, a situação continua a mesma.

  • Geralmente nem todos atendem aos critérios de elegibilidade para possuir um cartão de crédito.

No entanto, para potenciar as suas vendas e como parte das estratégias de marketing, as empresas, bancos privados, etc., dispensam a entrega destes cartões a quem assim o satisfaça mesmo nos termos e condições mínimas.

  • O fator de empréstimo – os cartões oferecem grandes limites de crédito. O consumidor, ignorante do problema que está por vir, continua sacando dinheiro de seu cartão e, na maioria das vezes, quando percebe seu erro, é tarde demais.

Consequentemente, ele não só fica devendo o dinheiro que sacou, mas também os juros maciços que são cobrados por essas empresas e bancos.

  • Muitas empresas de cartão de crédito oferecem ofertas lucrativas quase todos os meses na forma de incentivos. Esses incentivos são basicamente destinados a aumentar a venda de seu produto.

Todavia, incentivos como programas de viagem, compra de combustível etc. são um fenômeno muito comum hoje em dia. Mas não se deve ser atraído por eles, pois é bem dito que nem tudo que reluz é ouro.

Inicialmente, as cartas podem ser promissoras para alguns momentos alegres, mas assim que você se acostumar com elas, elas podem levá-lo à sopa.

• A dependência – na maioria das vezes, é a dependência dessas cartas que é uma fonte de problemas. As pessoas, que continuam sacando do crédito do banco ou da empresa, sofrem muito.

• Acredita-se que os cartões de débito sejam diferentes dos cartões de crédito. Mas, na verdade, a diferença é mínima.

Fique atento (a)! 

Portanto, um cartão de débito também pode ser usado como cartão de crédito às vezes e existem alguns bancos eminentes que também cobram taxas com os cartões de débito. Então, mais ou menos, a situação continua a mesma.

Quando você decidir ir para um cartão de débito, consulte algum consultor. Conheça os detalhes da taxa de juros, o mandato para reembolsar o montante e outras coisas.

Não se deixe levar por marcas. Primeiramente, basta fazer uma pesquisa e depois decidir qual escolher.

 

Espero que este post tenha ajudado a esclarecer tudo sobre Noções básicas do cartão de crédito.

Se você tiver alguma dúvida ou quiser compartilhar sua experiência com cartões de crédito, por favor, não hesite em me contatar.

Sendo assim, Até a próxima! E para saber mais, continue por aqui!

Quer aprender mais? Siga o perfil no Instagram.

Um abraço virtual e até mais!

Facebook Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *