A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Tempo de leitura: 5 minutos

Oiiii, Se você chegou até aqui é porque está interessado (a) em aprender sobre A Importância da Educação Financeira , não é mesmo?

Pois bem, hoje eu vim com a missão de te ajudar a dominar suas finanças! Você vai ver, é fácil demais … Vamos deixar de conversa e vem comigo conhecer A Importância da Educação Financeira!

Mas, Entenda sobre a Educação Financeira:

Educação financeira é, basicamente, a orientação que se dá para que você aprenda a organizar o seu orçamento, sair das dívidas, e fazer investimentos.

A boa educação financeira tem muito mais a ver com aprender a fazer boas escolhas do que com aprender a fazer contas.

No entanto, é muito mais uma educação pautada em questionamentos como:

  • Por que escolhemos e como escolhemos,
  • e em ferramentas multidisciplinares, do que com uma educação focada em ensinar finanças ou matemática.

Por que não há como negar: educação financeira passa hoje por seu melhor momento no Brasil, mas que ainda precisa de ajustes para verdadeiramente transformar a vida da população.

E é incrível como essa educação, que até poucos anos atrás era desconhecida por quase todos, se tornou tendência aqui no Brasil.

Todos têm acesso a ela: Nas redes sociais, em cartilhas, em cursos, nas notícias em geral. O problema é que a finalidade da educação financeira ainda não se revelou em prática na vida da maioria das famílias brasileiras.

Objetivos da Educação Financeira:

➧Primeiro objetivo da educação financeira é criar o chamado equilíbrio financeiro, isso ocorre quando você sabe viver dentro do seu padrão de vida e gasta menos do que ganha.

Dessa forma você está monitorando o seu dinheiro no dia a dia, tendo o suficiente para pagar todas as suas necessidades sem fazer dívidas.

Segundo objetivo da educação financeira é planejar e agir para realizar seu sonho de consumo, isso significa ter um orçamento e viver dentro dele.

Elaborar uma lista de sonhos, saber quanto é que custam esses sonhos e fazer um projeto financeiro para alcançá-los, considerando poupar uma parte e contar com a valorização dos juros compostos.

O terceiro objetivo é a independência financeira, na qual é você ter um patrimônio que gere rendimentos suficientes ou quase que o suficiente para manter todos os seus gastos no seu estilo de vida, trazendo um pouco mais de conforto.

Etapas da Educação Financeira:

Então, você sabe quais são as Etapas da Educação Financeira? No início a maioria confunde o que se deve fazer primeiro.

Diante disso, é necessário entender a diferença entre economizar, poupar e investir, pois são as três etapas distintas e importantes do planejamento financeiro.

A primeira etapa é economizar. Salvar o dinheiro que sobrou no final do mês do seu salário. Um exemplo é procurar um sapato no shopping.

Você vai a várias lojas e vê que os preços estavam quase iguais, mas que em uma loja estava 10 reais mais barato e pede desconto à vista e consegue mais 10 reais de desconto e compra o sapato na loja mais barata. Assim você economizou 20 reais.

A segunda etapa que é poupar. Poupar é salvar o que você economizou. Se você gastar o dinheiro que economizou com o sapato, comprando outra coisa, você não está poupando.

A terceira etapa é investir, que é multiplicar seu dinheiro. Você pode fazer isso comprando imóvel e revendendo por um preço maior ou comprando ações de uma empresa que se valorizam ao longo do tempo ou com aplicações financeiras que rendam acima da inflação ou empreendendo, vendendo algo como brigadeiro.

Por exemplo, você gasta cinco reais com material, vende por 25 reais, faturando 20 reais. Passando por todas essas etapas, enfim chega ao topo da escada das finanças.

Fazendo contas

Conclusão:

Nos dias de hoje, muitos já perceberam como a Educação Financeira é importante, mesmo com pouco dinheiro é possível economizar, cortando gastos aqui e gastos ali.

Com esse dinheiro que você economizou, vai poupar e investir para ver a mágica dos juros compostos trabalhando ao seu favor, e assim fazendo com que o dinheiro aumente cada vez mais.

Então, a Educação Financeira é muito importante, pois é através dela que a conquista de uma vida financeira saudável pode tornar-se visível, sendo assim o caminho certo para melhorar a sociedade.

Por isso, o aprendizado deve ter como foco gerar grandes transformações de forma prática e útil de maneira que possa ser aplicado com inteligência no dia a dia.

A transformação da nossa sociedade começa pela base, e é isso que nos ajudará a romper com a realidade financeira atual e construir mudanças para torná-la cada vez mais justa e menos desigual.

Espero que você tenha gostado da leitura de hoje!

Se ainda ficou dúvidas ou gostaria de saber mais sobre como ter uma boa Educação Financeira, deixe o seu comentário logo abaixo, que responderei assim que possível.

Sendo assim, vou ficando por aqui! E para mais informações, continue no Semeando Independência!

Mas, antes de sair não esqueça que tem conteúdo novo toda semana! E se você quer se aprender e receber muitas dicas me siga no Instagram e acompanhe tudo por lá! Beijos!

Facebook Comments

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *