METAS FINANCEIRAS COM O SMART

Tempo de leitura: 4 minutos

Hoje vamos falar sobre um assunto muito importante: Metas Financeiras com o SMART.

Eu sei como é complicado estipular metas financeiras e não conseguir cumprir, mas por que será que você não está cumprindo? Será que está estipulando suas metas de forma CERTA?

Pois é, muita gente não sabe como definir metas, mas você chegou ao lugar certo para instruir-se!

Defina as Metas corretamente.

Saber aonde quer chegar é fundamental antes de começar qualquer projeto na sua vida, mas tão importante quanto à meta final é o caminho a ser percorrido.

E durante o percurso desse caminho, todos nós precisamos definir metas, necessitamos de algo que nos motive e que nos dê gás para lutar e persistir por aquilo que a gente quer.

Será que você está definido as suas metas de forma correta para que você consiga atingi-las? É sobre isso que vou falar um pouquinho hoje.

Definir metas é fácil, a questão é você atingir essas metas, ou seja, é você concluir, esse é o grande desafio de muita gente. As suas metas precisam estar dentro da metodologia SMART.

 A metodologia SMART é um método americano de criação de metas, um método aplicável testada e comprovada.

Deliberar metas financeiras de acordo com esta metodologia ajuda a decidir objetivos que inspiram as pessoas a lutar pelo seu atingimento, orientando a ação para o que realmente importa fazer, não desperdiçando tempo e nem energia.

Metas

Entenda Mais Sobre O Método SMART!

Cada letrinha da palavra SMART tem um significado em inglês que foi traduzido para o português, para que a gente possa aplicar aos nossos projetos e principalmente a concretização deles.

O Método SMART diz que a sua meta tem que ser específica, mensurável, alcançável, realista e temporal. Vamos entender melhor?

S – Específicos (Specific): os objetivos devem ser formulados de forma específica e precisa; Sua meta deve ser suficientemente restritiva para que você saiba exatamente o que deve ser feito. Não seja genérico, seja descritivo.

M – Mensuráveis (Measurable): os objetivos devem ser definidos de maneira que possam ser medidos e analisados em termos de valores ou volumes; Como você vai medir o sucesso? Como vai ter certeza de que sua meta foi alcançada?

A – Atingíveis (Attainable): a possibilidade de concretização dos objetivos deve estar presente; estes devem ser alcançáveis; Crie metas que pareçam possíveis, que possam ser batidas. Afinal uma meta batida é um fator de alta motivação.

R – Realistas (Realistic): os objetivos não pretendem alcançar fins superiores aos que os meios permitem; Sua meta está alinhada com seus objetivos (de vida, de carreira, ou da empresa)? Ela vai lhe ajudar a chegar onde você quer?

T – Temporizáveis (Time-bound): os objetivos devem ser definidos em termos de duração. Em quanto tempo você deseja realizar seu objetivo? Definir uma janela de tempo é fundamental para que você possa ir acompanhando sua evolução constantemente.

Organize Suas Metas Financeiras!

Mais um ano está se passando e você percebeu que pode ficar sem concluir todas suas metas? Que tal fazer diferente para o início do próximo ano e planejá-las muito bem? Sendo assim, Organize suas Metas Financeiras!

É muito importante também, entender que têm metas financeiras de curto, médio e longo prazo. Para não perder o foco financeiro temos que esquematizar metas o tempo todo

Metas de curto prazo: Organizada entre  6 (seis) meses e 2 (dois) anos, essa meta a curto prazo precisa ser bem projetada para que você não “desanime” no meio do caminho. Pode ser liquidar débitos, fazer a festa do seu filho (a), trocar os móveis de casa ou um eletrodoméstico.

Metas de médio prazo: Necessita de 2 (dois) a 6 (seis) anos para serem obtidas. Pode ser uma viagem, um curso de formação, a Reserva de Emergência.

Metas de longo prazo: São metas com 10 anos ou mais para serem concretizadas. Pode ser uma casa, um carro, aposentadoria… Enfim, qualquer empreendimento que você necessite desse tempo mais longo para realização.

Conseguiu entender como fazer suas  Metas Financeiras com o SMART? Espero que sim! Planeje suas Metas financeiras, tenho certeza que com organização e foco alcançará todas!  

Porém, caso queira saber mais ou tenha ficado com alguma dúvida deixe aqui nos comentários que eu responderei o mais rápido possível!

E para saber mais, me siga no INSTAGRAM.

Ahh, e fique ligado (a)! Toda semana tem artigo novo!!!

Sendo assim, se você gostou desse artigo sobre Metas Financeiras com o SMART, deixe o seu LIKE, comente e compartilhe com seus amigos.

Facebook Comments

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *