Tempo de leitura: 4 minutos
Se você está se perguntando: “Como posso sair da dívida?” Continue aqui, pois tenho certeza que essa leitura te ajudará!
Medos e inseguranças fazem parte do procedimento, mas, estas coisas devem se tornar degraus para você alcançar o seu objetivo e assumir o controle da situação.
Na maioria das vezes, quando as pessoas tomam crédito, elas acreditam que estão em uma boa posição financeira para manter o pagamento mensal de seus empréstimos.
Mas o que acontece quando algo dá errado e nos encontramos em uma situação de dívida difícil?
Motivos das Dificuldades com Dívidas
As pessoas podem se encontrar em dificuldades com dívidas por diversos motivos, mas quais opções estão disponíveis para resolver um problema financeiro?
Ao contrair crédito, geralmente observamos nossa posição financeira atual e baseamos nossos pagamentos no que podemos pagar de acordo com nossa receita atual.
Não tendemos a olhar para o que pode estar ao virar da esquina. Na maioria das vezes, isso cria um risco imediato para nós e nossas famílias.
Recentemente, muitas empresas tiveram que fechar as portas, deixando mais diversas pessoas sem emprego. De repente, essas pessoas se viram em uma posição sem renda.
Algumas dessas pessoas terão empréstimos sem nenhuma poupança para recorrer; agora eles se verão em uma situação em que simplesmente não terão dinheiro para cumprir seus compromissos financeiros até que consigam encontrar um novo emprego.
Este é apenas um dos motivos pelos quais alguém se encontra em dificuldades financeiras. Estar em uma posição para algumas pessoas é um território desconhecido e elas simplesmente não têm certeza de onde se dirigir e pedir ajuda.
Soluções para Resolver o Problema
Existem soluções postas em prática para quem se encontra em posição de deixar de pagar a sua dívida no valor definido no seu contrato.
Sua posição financeira geralmente determinará qual opção é adequada ao considerar maneiras de resolver um problema de dívida.
As opções disponíveis também podem depender se o seu empréstimo é garantido ou não.
Geralmente, para dívidas pessoais sem garantia, opções como um Plano de Gestão de Dívida podem ser adequadas. Como alternativa, se você tiver uma renda razoável (embora possa não ser suficiente para atender aos pagamentos mensais acordados), um acordo voluntário individual pode ser uma opção.
A coisa mais importante para lembrar é que se você estiver em dificuldades financeiras é certificar-se de que seus credores saibam exatamente o que está acontecendo.
Alguns credores têm má reputação de serem antipáticos para com aqueles que se acham endividados. Por causa disso, algumas pessoas têm medo de falar com eles. A situação deles é ruim o suficiente sem que um credor lhes dê problemas por telefone.
O Escritório de Comércio Justo tem diretrizes que todos os credores devem seguir, portanto, vale a pena ler sobre seus direitos para que se um credor trabalhar fora das diretrizes, você reconhecerá isso e isso o ajudará a informar seus credores você sabe o que direitos que você tem e como você está protegido.
Se achar que é muito difícil falar com seus credores, você pode autorizar um terceiro a lidar com sua dívida em seu nome. Desde que você os tenha autorizado, seus credores devem respeitar seus desejos.
Existem várias empresas financeiras que ajudam as pessoas com problemas de endividamento. Essas empresas podem explicar as opções disponíveis e incentivá-lo a não se comprometer excessivamente com nada que possa causar mais estresse.
Também é importante ter cuidado com os bancos que oferecem refinanciamento. Refinanciar pode ser uma boa opção, no entanto, considere os juros que você pagará além do que você emprestou.
Não seja tentado por soluções rápidas, como pedir mais dinheiro emprestado, se você souber que em alguns meses, vai se vê na mesma situação.
Independentemente da sua situação financeira, se você está lidando com dívidas pessoais ou comerciais, sempre há uma solução. Não tenha medo de buscar ajuda e enfrentar sua dívida. Não coloque cartas fechadas na lixeira ou em uma gaveta escondida.
Desde que os seus credores estejam cientes da situação, eles podem considerar quaisquer propostas que lhes sejam apresentadas ao chegar a um acordo sobre a melhor forma de reembolsar a dívida.
Gostou destas dicas sobre Como posso sair da dívida?
Espero que sim! Mas, caso tenha ficado com alguma dúvida sobre Como posso sair da dívida deixe aqui nos comentários que eu responderei em breve!
E você? Tenha alguma dica maravilhosa??? Me conte aqui!
E para saber mais, acesse Semeando Independência e me siga no Instagram @semeandoindependencia.
Um grande abraço virtual!!!