SEIS MITOS SOBRE O DINHEIRO:

Tempo de leitura: 5 minutos

Oi minha gente, tudo bom?! Hoje o post foi pensado especialmente para quem está iniciando sua educação financeira.

Diariamente ouvimos alguns fatos sobre finanças, mas você sabia que nem tudo é verdade? Então, fica comigo até o final, pois estarei desvendando os Seis Mitos sobre o Dinheiro que você precisa saber.

A maioria dos brasileiros vem de uma família humilde e de classe média, onde muitos pais trabalham muito, muito mesmo para ter um conforto adequado e principalmente proporcionar educação para seus filhos.

Entretanto, existe uma coisa que faltou na criação deles e também na casa da maioria das pessoas, que é a Educação Financeira.

Sendo assim, por falta de conhecimento, acreditamos em muita coisa que nos falam sobre o dinheiro, e isso continua perpetuando por gerações em gerações. Será que você acredita (ou já acreditou) em algum desses mitos?

Primeiro Mito: Investimentos são para as pessoas ricas!

Muitas pessoas acham que Investimentos são para pessoas ricas, pois tem medo de investir e acham que com pouco dinheiro não será possível começar.

Diante disso, não iniciam nunca porque fica sempre se dando essa desculpa, mas com um pouco de informação, já é possível investir.

Então, tem alguns investimentos que não precisam de grandes quantias, como os títulos do Tesouro Direto, que você poderá investir com aplicações mínimas de R$36,14, também com pouco mais de R$ 2,00 pode tornar-se sócio de grandes empresas nacionais, investindo em ações através de boas corretoras.

Enfim, possibilidades não faltam para você investir, deixando de acreditar nesse mito que Investimentos são para pessoas ricas, pelo contrário é para todo mundo.

Segundo Mito: Cartão de Crédito é seu pior inimigo!

Quem já ouviu que o Cartão de crédito é seu pior inimigo? Pois bem, muita gente acredita que o cartão de crédito é sempre um vilão, e não é bem assim, uma vez que utilizado com consciência e responsabilidade, em muitos momentos ele pode ser uma boa opção.

Entretanto, os juros são altíssimos, então faça bom uso dele, nunca se endivide com cartão de crédito, pois a dívida cresce que você nem percebe, a situação fica desesperadora.

Sendo assim, querendo ter um cartão de crédito é necessário acompanhar os seus gastos diariamente. Lembre-se sempre, a culpa não é do cartão de crédito, se você usar com consciência nada vai acontecer.

Terceiro Mito: Título de Capitalização é Investimento.

Vamos ao terceiro mito? Então, muita gente faz Título de Capitalização achando que está investindo, mas na verdade um título de capitalização não é investimento.

Pois bem, o real objetivo dele é o sorteio, se você quer participar de jogo de sorte, o título de capitalização vai proporcionar isso, pois tem os sorteios.

Outra característica dele é realmente ajudar a poupar, porém você consegue fazer isso sozinho, basta buscar conhecimento sobre Educação Financeira, e não aprenderá só poupar, também a investir, mudando a trajetória da sua vida. 

Quarto Mito: Carro Próprio é Investimento.

 

E o quarto Mito é que o Carro Próprio é Investimento, mas não é, a não ser que o utilize para gerar renda pra você, como por exemplo, sendo motorista de táxi.

Porém, se você usa seu carro só a passeio, não é investimento, pelo contrário ele vai gerar é muita despesa, como licenciamento, IPVA, DPVAT, manutenções, combustível e muito mais.

Muita gente acaba comprando o carro através de um financiamento, e aí quando olham o salário que eles têm, só pensam nessa parcela. Mas, vale ressaltar que além da parcela do financiamento, vêm outros gastos.

Contudo, é importante chamar a atenção aqui, se você está pensando em comprar seu carro, põe tudo na ponta do lápis, entenda todos os seus gastos e se realmente cabe no seu orçamento.

Quinto Mito: É melhor guardar o dinheiro na Poupança.

Chegamos ao quinto Mito! Você ainda deixa dinheiro na Poupança ou conhece alguém que deixa? Também já deve ter ouvido falar que é melhor guardar o dinheiro na POUPANÇA né?

Não sei qual é a raiz histórica dessa nefasta cultura brasileira, na qual acredita que a caderneta de poupança é um bom investimento e que todos devem possuir.

Pois bem, a poupança não é o investimento mais seguro, ela é coberta pelo fundo garantidor de crédito o FGC, que tem o papel de proteger os depósitos e aplicações que são feitas nos bancos e demais instituições financeiras do Brasil.

Também, a rentabilidade da poupança não é diária, muitas pessoas acabam confundindo, mas a verdade é que o rendimento da poupança se dá na data de aniversário do depósito.

Logo, é importante entender que existem instabilidades, onde podem acontecer descontos por conta da inflação, fazendo com que você perca dinheiro.

Sexto Mito: Para ser Feliz precisa ter muito Dinheiro.

Enfim, o último Mito! Afinal, Para ser Feliz precisa ter muito Dinheiro? Você pode ser muito INFELIZ se não entender ISSO sobre o DINHEIRO.

O fato é que o dinheiro é apenas um meio para realizarmos nossos sonhos materiais. E os nossos sonhos podem nos fazer mais felizes, porém a felicidade vai muito além dos bens materiais.

Saiba que o dinheiro é conduzido pelas nossas emoções e se não estamos emocionalmente saudáveis sua relação com o dinheiro também não estará.

Também é comum as pessoas recorrerem às compras para preencher um vazio ou aquelas frustrações do dia a dia, mas será que essa terapia vai mesmo resolver o seu problema?

Quantos milionários que têm suas mansões, carrões, mas no fundo são infelizes? Se nós medirmos nossa felicidade pelos bens materiais que temos, nós nunca seremos plenamente satisfeitos, pois sempre dá para ter mais.

Bom, espero de coração que você tenha gostado!

Sendo assim, vou ficando por aqui!

Mas, caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários que eu responderei em breve!!!

E não se esqueça de me seguir no Instagram @semeandoindependencia, lá tem muitas novidades!

Beijos!!! Até mais!

Facebook Comments

2 Comentários


  1. É importante desmistificar sobre muitos medos que temos relacionados ao tema investir e principalmente precisamos aprender a gerir bem nossas finanças.

    Gostei do blogue e recomendo a leitura do artigo!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *