Lições do Pai Rico, Pai Pobre

Tempo de leitura: 8 minutos

Oi pessoal, sou eu aqui de novo e desta vez eu quero falar com você sobre um livro que foi capaz de tirar um véu dos meus olhos, ele se chama Pai Rico Pai Pobre.

Você provavelmente já ouviu falar nele, esse livro foi um dos que abriu a minha mente para assuntos importantes ligados à educação financeira.

Então, contarei pra vocês As Lições que Aprendi com o Livro Pai Rico Pai Pobre, e caso você ainda não tenha lido, encara esse artigo como uma provocação para que você não perca tempo e se programe para lê-lo o quanto antes.

 

 

Robert T. Kiyosaki, o Autor do Livro.

 

O autor desse livro, quando era ainda criança, teve a GRANDE sorte de ter duas pessoas nas quais ele poderia chamar de pai.

Um, era seu verdadeiro pai, um típico trabalhador de classe média, ele se formou na faculdade e trabalha para o governo, num trabalho estável e bom, mas que é chamado de pai pobre, pois passou dificuldades financeiras depois de se aposentar.

O outro, na verdade era o pai do seu melhor amigo, um pai meio fora do padrão, que não chegou nem no ensino médio, mas que era empreendedor, já tinha alguns negócios e que futuramente viria a ser uma das pessoas mais ricas do estado do Hawaii.

Kyosaki recebia a instrução desses dois pais e diz que muito da riqueza que ele tem hoje é por causa do ensinamento que recebeu, principalmente, a vinda de seu pai rico.

Pois bem, eu não tive esse pai rico, e se você também não nasceu entre os 1% mais ricos do país, é bem provável que não…. Então, vamos aprender com Kyosaki.

Por sorte, ele resolveu escrever um livro, que pra mim foi um dos mais importantes livros que li, e é sobre esses ensinamentos que iremos conversar.

 

 

#PRIMEIRA LIÇÃO: Não fique preso na Corrida dos Ratos.

 

Um dos maiores ensinamentos que tem no livro Pai Rico Pai Pobre é sobre a corrida dos ratos, a rodinha do rato. Esse é um conceito criado pelo autor para identificar o estilo de vida que a maioria dos adultos trabalhadores leva.

É sem dúvida alguma um estilo autodestrutivo e que não leva a lugar algum financeiramente falando.

A corrida dos ratos começa quando as pessoas iniciam a sua vida ativa no mercado de trabalho e ao ganhar o seu salário a maioria começa a comprar bens supérfluos, esgotando todo o dinheiro com esses itens.

Ao longo da carreira quando recebe uma promoção ou aumenta os seus ganhos, de alguma forma todo salário é incidente a gastos novamente com mais produtos e serviços que não geram riqueza, apenas despesas.

E no final das contas, tudo o que você ganha é apenas gasto para manter o seu padrão de vida elevado, cada novo real recebido é gasto dia após dia, mês após mês e esse é o padrão mental de quem está na corrida dos ratos, preso sem sair do lugar trabalhando apenas para pagar contas.

Com isso, você acaba trabalhando pelo dinheiro e não fazendo o dinheiro trabalhar por você. Sabendo disso, não fique preso na Corrida dos Ratos.

 

 

#SEGUNDA LIÇÃO: A Educação Financeira é muito Importante!

 

O segundo grande ensinamento é eduque-se financeiramente, ou seja, você passa a ter conhecimento sobre o funcionamento do dinheiro e o uso dele nos investimentos.

A Educação Financeira tira você dessa roda, saber poupar, gastar, investir e gerar mais renda com negócios é um dos pilares do livro.

Infelizmente a escola não nos ensinou esses conceitos, mas temos a chance agora, não só de nos educarmos financeiramente, como também de ensinarmos os nossos filhos a importância de saber esperar para comprar algo, de comprar com consciência e investir de forma sensata, pensando no futuro.

 

 

#TERCEIRA LIÇÃO: É necessário entender a diferença entre um ATIVO e um PASSIVO.

 

Precisamos ter nas nossas cabeças, que existem basicamente duas formas de ganhar dinheiro, e duas de perder: Você coloca dinheiro no seu bolso por conta do seu trabalho, em forma de salário e que é a primeira fonte de RENDA.

Ou, quando tem algo como um aluguel de uma casa, juros de poupança ou algum outro investimento, que no livro, é chamado de ATIVO (guarde bem esse nome viu?!), e que acaba gerando mais renda pra você, fazendo você ganhar dinheiro sem sair do lugar.

Então, Imagine pessoas sentadas em um sofá, sem fazer nada, mas ganhando dinheiro, pois de alguma forma investiram o dinheiro delas em algo que faz gerar ainda mais renda! Você queria ser uma delas?

Em contrapartida, você fica sem dinheiro no bolso quando tem muitas DESPESAS: gastos com alimentação, saúde, educação ou festas.

E também existem os PASSIVOS, quando você possui algo, que tira seu dinheiro todos os meses, que acontece quando você tem um carro e precisa pagar impostos ou colocar gasolina, ou fazer manutenção.

Se tiver um celular, gasta dinheiro com um plano, isso gera ainda mais despesas. Esses são conceitos relativamente simples, mas diferenciar um do outro é o primeiro passo que diferencia os ricos dos outros.

Resumindo: a diferença entre o ATIVO e PASSIVO é: o ativo coloca dinheiro no seu bolso, enquanto o passivo tira dinheiro do seu bolso.

 

#QUARTA LIÇÃO: Nunca pare de ESTUDAR.

E isso é muito enriquecedor! Esse é o quarto grande ensinamento do livro Pai Rico Pai Pobre, nunca, mas nunca mesmo pare de estudar. Quando não paramos de estudar e de ler em nosso cotidiano, vamos evoluindo mentalmente.

A recomendação não é necessariamente que você faça uma faculdade, especializações e se torne um mestre em determinada área.

Mas, embora esse tipo de educação seja muito importante para algumas profissões e perfis, a sugestão do autor é que você busque conhecer a partir de experiências práticas e métodos alternativos que não são utilizados pelo sistema de ensino tradicional.

 

#QUINTA LIÇÃO: É bom começar CEDO…

 

Comece cedo! Robert Kiyosaki teve a sorte de ter sido ensinado por dois pais, os dois ensinavam coisas diferentes, mas o seu mérito foi ter dado ouvido àquele que viria se tornar o seu pai rico.

Onde seus ensinamentos mais importantes é a recomendação de que devemos começar mais cedo possível.

Pois a construção da nossa riqueza é possível ainda na juventude, com a busca pelo conhecimento da educação financeira.

E se pra você parece que é tarde demais, o autor também tem uma sugestão, comece agora mesmo! Com o tempo que você tem agora e se você gastar esse tempo se lamentando, será um tempo que poderá fazer muita falta no futuro.

Você pode não ter tido a oportunidade de começar cedo, mas tem a responsabilidade de começar o quanto antes.

 

 

#SEXTA LIÇÃO: Não trabalhar por DINHEIRO.

 

Ensinamento número 6 É Não trabalhar por DINHEIRO, então se você trabalha pelo dinheiro está cedendo o poder ao seu empregador.

Se o seu dinheiro trabalhar para você, você mantém em controle o poder e esse é o problema de quem permanece na correria dos ratos.

Em vez de buscar formas de fazer o dinheiro trabalhar para eles, vive para trabalhar para o dinheiro. Assim, continua preso a uma rotina que não leva a lugar algum.

Desempenhe uma atividade que lhe faça brilhar os olhos, que seja prazer desempenhá-la.  Motivação nenhuma aguenta dinheiro como única fonte de prazer.

 

#SÉTIMA LIÇÃO: A Diferença entre estar Pobre e estar Quebrado.

 

Enfim, chegamos ao sétimo ensinamento. Segundo Kiyosaki há uma diferença entre ser pobre e estar quebrado.

Está quebrado é algo temporário, ser pobre é eterno. Na sua caminhada você precisa entender essa diferença, pois é muito provável que você se veja em situações financeiras difíceis ao longo da vida.

Mas não desista! É uma situação temporária que logo passa se você bolar estratégias e tiver ações assertivas para sair dessa situação.

 

Consegui transmitir pra vocês a importância que esse livro tem pra mim? Assim espero que tenha gostado das Lições que Aprendi com o Livro Pai Rico Pai Pobre.

Mas, caso tenha ficado com alguma dúvida sobre As Lições que Aprendi com o Livro Pai Rico Pai Pobre, deixe nos comentários que responderei em breve!

Sendo assim, se você gostou deste artigo, comente e compartilhe com seus amigos.

Dessa forma, se você quiser saber mais pode consultar aqui e adquirir as informações que precisar.

Ahh fique ligadinho (a)! Toda semana tem informações novas!

Facebook Comments

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *