COMO USAR O CARTÃO DE CRÉDITO

Tempo de leitura: 11 minutos

Oi, tudo bem contigo?! Hoje vamos conversar sobre Cartões de Crédito! E se você o utiliza com frequência, esse artigo foi feito pra você. Então, seja muito bem-vindo!

O cartão de crédito, se mal utilizado, pode se tornar um dos maiores vilões da sua vida. Mas será que o problema realmente é o cartão de crédito ou a forma com que você o utiliza?

É óbvio que é a forma com que você o utiliza! Sendo assim, eu te convido a ficar comigo nessa leitura proveitosa, Aprendendo como Usar o Cartão de Crédito.

A Visão Geral do Cartão de Crédito

 

Agora, quero falar com você sobre A Visão Geral do Cartão de Crédito, mostrando uma solução que muita gente adota como consequência dos constantes sustos com a fatura dele.

Pois bem, é a decisão de se livrar de vez do cartão, apesar de ser uma ferramenta usada há bastante tempo, parece que boa parte das pessoas ainda não compreendeu como ele funciona.

Então, basta observar as pesquisas mais recentes sobre o tema que ainda mostram como ele é o maior vilão dos endividados, mas essa visão está bem distante de ser verdadeira.

Na verdade o cartão de crédito é um instrumento bastante útil com planejamento dos gastos, desde que você tenha consciência de como ele funciona.

Só o fato de permitir que todos seus pequenos compromissos diários sejam quitados em um único dia, já faz dele um grande aliado na organização.

Mas, o problema acontece quando você vê o cartão como uma fonte de riqueza instantânea e começa a gastar sem pensar na próxima fatura.

Um comportamento que aliado aos altos juros impostos pelas operadoras, gera um terrível efeito cascata capaz de minar todo o seu planejamento financeiro. Se esse é o seu caso, você precisa mudar totalmente o seu comportamento.

 

Dicas para Utilizar o Cartão de Crédito

 

Mas, você acha que sabe como Utilizar o Cartão de Crédito corretamente? Neste espaço, eu quero apresentar algumas dicas importantes para você que tem costume de parcelar todas as suas compras.

Muitas pessoas acabam tendo a sua vida financeira destruída por conta do mau uso que fizeram com esse pequeno pedaço de plástico.

É por isso que eu quero te mostrar situações em que o uso do cartão de crédito pode ser muito vantajoso e situações em que não vale a pena recorrer a ele.

Vantagens ao Utilizar o Cartão de Crédito:

 

Sendo assim, primeiro vamos falar da parte boa. O cartão de crédito pode ser muito bom, por exemplo, para postergar o pagamento de dívidas, portanto, pode ser uma boa alternativa para usar de forma inteligente o cartão de crédito.

E esse benefício pode ser ainda maior se o seu cartão permite realizar a antecipação do pagamento de faturas futuras.  O Nubank, por exemplo, oferece essa funcionalidade.

Daí sempre, que for fazer alguma compra cujo valor é igual à vista ou parcelado, é só optar pelo parcelamento no maior número de meses possíveis e, posteriormente, através do aplicativo do Nubank, fazer a antecipação das demais parcelas ganhando um desconto de, mais ou menos, 0,35% ao mês, líquido, para reduzir o valor total da compra.

Em compras menores pode parecer um “descontinho” bem pequeno, mas “de grão em grão” você acaba poupando uma boa quantia mensal com essa estratégia.

Outra situação em que o cartão de crédito pode se mostrar vantajoso, é quando você deseja centralizar todas as contas.

Como todos os pagamentos vão para a mesma fatura, é mais fácil fazer o seu controle de fluxo de caixa e entender para onde o seu dinheiro foi em um determinado mês.

Enfim, se você fizer isso pode acabar tirando muito proveito da minha última sugestão para tirar vantagens do cartão de crédito: acumular pontos em programas de fidelidade.

Algumas empresas recompensam seus clientes à medida que eles utilizam mais o cartão. Geralmente, a recompensa vem na forma de pontos, que podem ser trocados por produtos ou serviços, como viagens e outros benefícios interessantes.

Se usado corretamente é possível até mesmo viajar praticamente de graça usando os pontos acumulados no cartão.

Mas é lógico que isso depende muito do seu programa de pontos, do tipo de cartão que utiliza, também da anuidade que o cartão pode cobrar e da sua capacidade de concentrar todas as suas compras no cartão de crédito.

Desvantagens ao Utilizar o Cartão de Crédito:

 

Agora, se você já sabe as situações em que pode ser vantajoso usar o cartão de crédito, está na hora de aprender as situações em que não é bom usá-lo.  

A primeira delas é quando existe um bom desconto no pagamento à vista. Afinal, por mais que você guarde a diferença das parcelas mensais em um ótimo ativo financeiro, você dificilmente vai conseguir obter uma rentabilidade equivalente ao dinheiro economizado.

Portanto, sempre peça descontos na hora de fazer as suas compras. Às vezes, o valor economizado pode te surpreender.

A segunda situação em que não é recomendado o uso do cartão de crédito pode parecer piada, mas é preciso dizer: jamais use o cartão de crédito se você não tem dinheiro.

Acredite você ou não, muitas pessoas simplesmente utilizam a opção de parcelamento ou pagamento no vencimento para contar algo que não possuem condições de pagar.

Sendo assim, enxergam um cartão de crédito como uma extensão da sua conta bancária. E isso está absolutamente errado. Se você quer comprar um produto ou serviço certifique-se de que você terá como pagar por ele.

Se você tiver o dinheiro em mãos pode ser até que você consiga um bom desconto no pagamento à vista. Na pior das hipóteses, pode acabar se beneficiando dos juros do dinheiro que sobra após os pagamentos mensais.

A terceira e última situação em que o uso do cartão de crédito não é recomendado é para aquelas pessoas que não possuem disciplina. Você já deve ter reparado que usar o cartão de crédito exige planejamento.

Sem planejamento é muito fácil cair na armadilha de passar tudo no cartão e torcer, orar para que a fatura não seja muito alta no final do mês.

Em vez de fazer isso, muito melhor é controlar as contas a pagar e ter a certeza de que você sabe qual será a sua fatura na data de fechamento.

Sem disciplina é quase certo o caminho para a perdição ao utilizar o cartão de crédito, ainda mais se o seu limite for alto. Portanto, tome muito cuidado com o seu cartão de crédito e use muito bem todas as dicas que foram apresentadas aqui.

Embora ele possa ser um excelente aliado no seu plano financeiro, você precisa ter o cuidado para não cometer o erro de utilizar mal o seu cartão.

Nesse caso, o seu uso acarretaria em uma série de problemas financeiros causados por uma escolha errada, que é a de usar mal o cartão.

 

Erros para não Cometer com o Cartão de Crédito

 

O cartão de crédito pode ser um ótimo aliado se você souber usar direitinho, mas se cometer alguns erros o cartão vira uma bomba relógio que pode explodir e detonar suas finanças.

Entretanto, falarei pra vocês sobre os Erros que você não deve nunca Cometer com seu Cartão de Crédito.  

#PRIMEIRO ERRO: Não acompanhar o extrato do seu cartão de crédito. Você deve acompanhar sempre o extrato do seu cartão porque só assim você saberá se houve ou não alguma transação fraudulenta.

Se ele foi clonado. E, além disso, se houve alguma cobrança indevida. Como por exemplo, aqueles seguros que de vez em quando aparecem aí nos cartões de crédito.

Outro ponto importantíssimo ao acompanhar a fatura do seu cartão de crédito é o controle das suas finanças, porque quando você não acompanha diariamente você acaba se esquecendo do que comprou.

E no momento que você esquece você pode extrapolar o seu orçamento e acabar se endividando. Não queira se endividar com o cartão de crédito.

#SEGUNDO ERRO: Pagar seguro de perda ou o roubo do cartão. Muitas instituições vendem esse seguro de perda ou roubo do cartão, mas o que essa empresa faz?

Ela protege o cliente ressarcindo de qualquer valor gasto por terceiros após a perda ou roubo do cartão. “Esse seguro, parece boa coisa.”

Parece, mas… Você não precisa pagar por ele porque é direito do consumidor, garantido por lei que qualquer compra que não seja realizada por você, você não é obrigado a pagar.

Então, caso seu cartão seja clonado você não é obrigado a pagar o que terceiros gastaram com ele.

#TERCEIRO ERRO: Efetuar somente o pagamento mínimo. Este é um erro bem comum de ser cometido, pagar somente o mínimo da fatura.

Preste atenção! Quando você paga qualquer valor menor do que o valor total da sua fatura você estará entrando no crédito rotativo. E aí se salve quem puder. Porque os juros são altíssimos.

Em média, custam aqui no Brasil, 15% ao mês, mas não é só isso. Tem também IOF adicional de 0.38% mais o IOF diário de 0.0082%, além dos juros de mora, mais a multa por atraso da sua fatura. Então, vai virar uma bola de neve.

#QUARTO ERRO: Esse erro é muito comum: Overlimit. Mas, o que é esse de overlimit? É quando você extrapola o seu limite.

Você usou todo o limite disponível no seu cartão de crédito e um pouquinho a mais ainda. Quando você extrapola o limite do seu cartão de crédito, é cobrada uma tarifa por avaliação emergencial de crédito.

Têm cartões de crédito que não tem esta função do overlimit, da avaliação emergencial de crédito. Já tem outros cartões que você precisará da aprovação.

Caso você queira gastar além do limite será cobrada uma tarifa, na maioria dos casos. E não é barato.

#QUINTO ERRO: Pagar contas. Quando você paga contas utilizando a função crédito do seu cartão de crédito, a sua conta sairá bem mais cara. Mas, que tipo de conta?

Aquelas continhas, que já estamos bem acostumados como água, luz, telefone, tributos, boleto de cobrança e por aí vai. Cada banco cobra uma determinada tarifa por esse serviço. Então, procure saber o quê que você terá que pagar antes de utilizar essa função.

#SEXTO ERRO: Saques. Com isso, a maioria dos bancos cobra tarifa quando você saca do seu cartão de crédito e não é somente isto. Cobram também juros além do IOF, o imposto sobre operações financeiras.

No momento que você faz um saque com seu cartão, o banco entende que está te concedendo um empréstimo. Por isso, que tem todas essas cobranças por trás.

Em média você pagará 20% mais caro por este dinheiro. Mas óbvio que cada banco tem uma cobrança diferente. Então, olhe bem, veja se realmente vale a pena sacar este dinheiro porque custa muito caro.

Espero que esse artigo tenha te ajudado e que você continue Aprendendo como Usar o Cartão de Crédito.

Caso você já tenha passado por alguma dessas situações comenta aqui embaixo, divide com a gente. Eu adoro ler a experiência de cada um.

E também serve para outras pessoas, enriquecendo o conteúdo deste Blog. Conto com a sua contribuição.

Sendo assim, Até a próxima! E para saber mais, continue por aqui!

Quer instruir-se mais? Siga o perfil no Instagram.

Compartilhe com seus amigos!

Um grande abraço e até a próxima.

Facebook Comments

4 Comentários


  1. Ótimo assunto abordado!
    Muito importante aprender a usar o cartão de crédito. Hj em dia ja me livrei dele, antes NÃO sabia usá- lo de forma correta.

    Responder

  2. Eu consegui me livrar de cartão de crédito. Precisamos usá- lo da maneira correta para não nos prejudicar.
    Excelente tema abordado.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *