Tempo de leitura: 4 minutos
Se você clicou para ler este artigo é porque está prestes a realizar o sonho de comprar a casa própria! Mas como fazer isso?
Saiba como negociar um financiamento, avaliar uma casa, construir uma lista de critérios para a sua casa de sonho, obter a sua casa quase de graça.
E para te ajudar trouxemos essas informações para você!
Neste conteúdo falaremos sobre os seguintes tópicos:
- As casas evoluem com o tempo;
- Reduza seu financiamento;
- Possuir imóveis tem suas vantagens;
- Você ganha dinheiro quando compra, não quando vende.
As casas evoluem com o tempo (e às vezes muito rapidamente).
Então, seu meio-irmão visitou a casa e disse que estava tudo bem e que você deveria economizar algumas centenas de reais e não inspecioná-la, especialmente porque ela tem apenas 3 anos? ERRADO!!!
Portanto, inspetores profissionais de casas são treinados para procurar detalhes geralmente esquecidos pelos compradores regulares de casas, como isolamento, vestígios de umidade, rachaduras suspeitas, eletricidade e encanamento.
Eles também costumam dar uma ideia de quanto custaria trazer qualquer um deles para o processo.
Por fim, uma boa inspeção feita por um profissional geralmente pode se pagar usando-a como ferramenta de barganha.
Reduza seu financiamento.
Então, quantos pagamentos há em um ano? A resposta é depende.
Ou seja, se pagar mensalmente, são 12, se pagar quinzenalmente, são 26 (ou o equivalente em 1 pagamento extra/ano) o que ajuda bastante a reduzir o seu capital, especialmente nos primeiros anos, quando a maior parte do seu financiamento você continua pagando juros.
Você tem um pouco de dinheiro extra no final do mês?
No entanto, mesmo quantias ridiculamente pequenas, aplicadas mensalmente em seu capital, economizarão milhares de reais quando feitas em 10, 15 ou 25 anos.
Acima de tudo, certifique-se de que, ao escolher seu plano de financiamento, você não será penalizado por fazê-lo e que diga ao seu credor para aplicar o dinheiro ao seu capital, pois usá-lo como um pequeno depósito para o próximo pagamento, muitas vezes até obter juros, deixe sozinho ajudar de alguma forma.
Possuir imóveis tem suas vantagens.
Escolhas: como proprietário, você pode decidir se deseja selecionar um edifício que corresponda às suas necessidades atuais, tenha espaço suficiente para expansão futura ou talvez seja grande o suficiente para você alugar partes dele.
Patrimônio: todos os meses, seus pagamentos são aplicados para pagar seu financiamento e construir algum patrimônio que pode ser útil eventualmente para garantir um empréstimo para novos equipamentos, para financiar uma aquisição ou simplesmente como um ativo.
Apreciação: independentemente de imprevistos, sua construção deve se valorizar com o tempo. Esta valorização poderá, tal como o capital próprio acima referido, ser utilizada para obter melhores condições de financiamento.
Poder: como senhorio, você é o responsável por decidir como financiar o prédio, escolher os inquilinos, escolher as decorações, selecionar os empresários para a obra a ser feita, melhorar o prédio. Você ainda tem controle sobre a taxa do seu aluguel.
Você ganha dinheiro quando compra, não quando vende.
Antes de tudo, um fator extremamente importante a considerar antes de tomar sua decisão é que você ganha dinheiro quando compra, mas percebe quando vende.
Contudo, pagar mais do que o valor justo de mercado, não levar em consideração seus fatores de fluxo de caixa (financiamento, taxas de juros, seguros, impostos e reparos VS aluguel recebido, outras possibilidades de renda, como estacionamento, por exemplo) ou deixar seus sentimentos ditarem uma decisão de compra pode ser negativamente afetar sua estratégia de saída para o ano se você não for cuidadoso.
Embora a valorização seja bastante provável, sugiro que você não a leve em consideração ao analisar seus números: se o negócio ainda for um bom negócio sem levar em consideração a valorização, é provável que você obtenha um ROI (retorno do investimento) favorável quando decidir que é hora de ir para sua estratégia de saída.
Portanto, se você precisa absolutamente de apreciação para justificar sua compra, seja extremamente cuidadoso, pois ninguém sabe realmente o que vai acontecer no futuro e, no presente, você pode estar pagando demais.
Acima de tudo, discuta a situação com um agente imobiliário conhecido por sua integridade.
Espero que esse artigo sobre as Coisas que você deve saber sobre a compra de uma casa tenha te ajudado.
Mas, caso queira saber mais ou tenha ficado com alguma dúvida deixe aqui nos comentários que eu responderei o mais rápido possível!
Sendo assim, vou ficando por aqui…
Mas, não deixe de me seguir no INSTAGRAM (@semeandoindependencia) lá você terá acesso a muitos outros conteúdos sobre finanças!
Acelere a realização dos seus sonhos!
Obrigada por ler até aqui!