ESTRATÉGIAS PARA SAIR DAS DÍVIDAS

Tempo de leitura: 6 minutos

Se você clicou nessa nesse tema, eu aposto que também está com o Projeto da Educação Financeira não é mesmo? Então, para iniciar esse plano, que tal fazer uma análise financeira?

Se após diagnóstico percebeu que está com muitas dívidas, mantenha a calma, pois está no lugar certo! Aqui aprenderá as Estratégias para sair das Dívidas, assim iniciando a sua Educação Financeira.

Tipo de Pessoas Endividadas

 

Então, ter dívidas é desesperador não é? Também nos causa uma aflição, ansiedade e a gente nem consegue dormir bem. Mas, o bom é saber que existem soluções para resolver esse problema.

Você sabia que existem dois Tipos de Pessoas Endividadas? Pois bem! Eu vou mostrar quais são esses tipos, então fica comigo nessa leitura, garanto que será muito benéfica.

PRIMEIRO TIPO: É aquele indivíduo que está pagando as dívidas, não é que os débitos viraram um item da despesa, então logicamente está controlado.

Porém, ainda não está tudo bem, porque se não tiver fazendo uma reserva de emergência, as coisas não estão tão bem assim, se algo dê errado e não conseguir pagar uma dessas dívidas, os juros e multas se tornarão uma bola de neve. 

Então, nesse caso o ideal é já fazer uma reserva, mesmo que você comece com um pouco, 10, 20, e 30 reais… Um pouquinho é melhor do que nada.

SEGUNDO TIPO: Existe também outro indivíduo que não está conseguindo pagar as dívidas e elas estão crescendo, virando uma bola de neve. Entretanto, para essa situação iremos aprender Estratégias para sair das Dívidas, melhorando a qualidade de vida.

 

Primeira Estratégia:

 

Pois bem, a primeira coisa que você vai fazer é considerar esse sair das dívidas uma meta e não um objetivo. Mas como assim?

Tenta imaginar o seguinte: existe uma escada e no topo dela está o seu objetivo, cada degrau é uma meta. Então, sair das dívidas é um degrau da sua escada, que será necessário para que chegue onde deseja.

Mas, se você encarar que sair das dívidas é o seu objetivo de cada dia, acordar de manhã pensando em fazer de tudo para pagar seus débitos, ficará cada vez mais desafiador, também mais pesado.

Sendo assim, você tem que acordar para quitar sua dívida, porque aí você vai conseguir juntar dinheiro para alcanças outras metas.

Segunda Estratégia:

 

A segunda coisa é criar o que podemos chamar do mural da superação financeira. Mas, como será esse mural?

Então, você vai fazer o seguinte: Listará todas as suas dívidas, logo vai entrar em contato com cada instituição que está devendo, com cada credor, perguntará qual o valor da dívida no e qual o valor dos juros.

Com isso, colocará no seu mural da superação financeira, a dívida, o valor total, os juros de cada uma delas e as possibilidades de pagamento.

Logo, hoje você já vai perguntar a si como quitar essa dívida hoje como? Eu posso quitar à vista ou parcelado em quantas vezes? Após análise, colocará também em seu painel.

Pronto! Esse mural da superação financeira é uma espécie de mapa, sendo para olhar e saber por onde você vai começar.

Terceira Estratégia:

 

A terceira estratégia é criar uma fotografia financeira, que é na verdade organizar suas finanças para fazer com que o seu dinheiro pague todas as suas contas.

Portanto, que você possa fazer sobrar e destinar um pouco para suas dívidas. Você vai definir antes, como vai usar o seu dinheiro. E aí, fica de olho nesse futuro. 

Com isso, vai acompanhando no presente, o que realmente está acontecendo e tomando as decisões certas, não interessa o passado!  

Quarta Estratégia:

 

O quarto passo é quitar as suas dívidas. Então, para negociar ou quitar, vai ter que entrar em contato com cada credor e dizer: Veja bem, eu tenho “tanto” pra pagar essa dívida.

Não fique com vergonha, eu sei que é uma parte difícil é um momento complicado, mas saiba que do mesmo jeito que você quer pagar eles querem receber. Então vai lá e negocia, talvez não dê para pagar tudo de uma vez, se não dá pra pagar tudo de uma vez, será necessário criar uma ordem para quitação.

 

 

Ordem para Quitar as Dívidas

 

Agora, chegamos ao ponto essencial para quitar as dívidas, que é a ordem necessária, facilitando sua organização. Então, que ordem pode ser essa? Por onde começar?

É indispensável começar por aquelas mais urgentes e mais importantes, como luz, gás, água… Aquelas que podem ser cortadas e você perder os serviços essenciais, ou as dívidas que você tem um bem comprometido, como o financiamento de imóvel ou financiamento do carro, o seu condomínio.

Depois você vai começar a negociar aquelas de juros maiores, normalmente as maiores taxas são de cartão de crédito e cheque especial.

Uma coisa interessante a se fazer é trocar essas dívidas mais caras, que tem juros altíssimos, por uma dívida mais barata. Com isso, seria pegar um empréstimo, talvez um consignado ou mesmo empréstimo pessoal, pois tem os juros bem menores.

Em terceiro lugar você vai pagar as dívidas de juros menores e que não tem bens associados a elas, então são aquelas dívidas que crescem – a academia, faculdade ou alguma coisa que você está devendo, mas que não tem nenhum bem ligado a ela e que elas não crescem tão rápido, então essas ficam por último.

 

Estratégia para quem está Desempregado

 

Agora a dica bônus é para quem está desempregado. Se você está desempregado e não consegue quitar suas dívidas, entenda que sua prioridade agora não é quitar dívidas.

Não use seu tempo, não esquenta a sua cabeça procurando saída para quitar a dívida, mas concentra seus esforços e suas energias em arrumar um trabalho, em fazer alguma coisa para ganhar um dinheiro.

Entretanto, pode não ser a solução mais simples do mundo, mas é a solução que precisa de atenção. Então, através da internet poderá fazer cursos online para se especializar, melhorando o seu currículo.

E aí gostou da leitura? Ficou claro? Deu para entender?

Mas, caso tenha ficado com alguma dúvida sobre as Estratégias para sair das Dívidas, deixe nos comentários que responderei em breve!

Se você gostou deste artigo sobre as Estratégias para sair das Dívidas  deixe o seu like, comente e compartilhe com seus amigos.

E espero que saia das dívidas o mais rápido possível por que é melhor receber juros do que pagar juros.

Ah… e fique ligadinho (a)! Toda semana tem conteúdo novo!!! 

Um grande abraço virtual!!!

Facebook Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *