Ensinando Seus Filhos sobre Dinheiro

Tempo de leitura: 6 minutos

Olá papais e mamães! Vocês estão Ensinando seus Filhos sobre dinheiro?

Se sua resposta foi não, saiba que você não está sozinho. Esse problema ocorre com a maioria das pessoas.

Porém, continue lendo até o final e descubra como você pode ensinar seus filhos sobre dinheiro.

Dinheiro e crianças

Dinheiro e crianças

As crianças têm grande poder aquisitivo (bilhões) direta ou indiretamente. No entanto, mesmo com toda essa influência e poder de compra direto, as crianças raramente são ensinadas sobre dinheiro e mais importante, sobre como administrá-lo.

Se não por outro motivo, você deve pensar por um momento como o dinheiro é transferido tão rapidamente hoje; com apenas o toque de um cartão.

E, de fato, muitas pessoas (pais) hoje quase nunca entram em contato com o papel-moeda real.

É tão fácil carregar sua cesta de compras apenas com o passar do cartão … e aí está o problema para as crianças e o gerenciamento de seu dinheiro hoje.

É muito fácil e não há dor imediata de realmente tirar aqueles reais ganhos com dificuldade de sua pequena bolsa ou carteira e desfazer-se de seu dinheiro no momento da compra.

Nunca é muito cedo

Nunca é muito cedo … especialmente hoje.

Em primeiro lugar, não deixe de ensinar seus filhos sobre dinheiro, o valor dele e como administrá-lo.

Além disso, quando você começar a familiarizar seus filhos com o dinheiro, esteja preparado para erros e algumas dores de crescimento entendendo conceitualmente.

É muito melhor permitir que seus filhos aprendam com os erros que envolvem pequenas quantias do que mais tarde na vida, quando os mesmos erros podem ser financeiramente desastrosos.

Na verdade, muitos especialistas financeiros concordam que um grande erro é os pais não permitirem que seus filhos tenham controle sobre seu dinheiro desde o início.

Tal como acontece com o ensino de crianças sobre qualquer assunto, existem instruções gerais sobre o nível de complexidade que é introduzido em qualquer idade específica.

Ou seja, ensinar seus filhos sobre gestão de dinheiro certamente não é exceção.

Então, vamos dar uma olhada em algumas diretrizes gerais de ensino relativas à gestão de dinheiro e em que nível de idade.

Mesada para seus filhos

Mesada para seus filhos

Mesmo no início, com crianças pequenas e pré-escolares, você pode dar uma mesada a seu filho.

Agora, tenha em mente que eles provavelmente irão brincar com ele, perdê-lo e talvez até mesmo perdê-lo, mas está perfeitamente bem.

Nessa idade, está apenas introduzindo o conceito de que seu pouco de dinheiro tem valor e deve ser mantido em segurança para que esteja por perto quando quiserem usá-lo.

Com a facilidade e o poder dados ao consumidor de hoje, é difícil fazer com que os adultos entendam e tenham disciplina para economizar para algo que desejam ou precisam comprar.

Mas mesmo em uma idade já na primeira série, você deve começar a enfrentar esse desafio com seu filho.

Gratificação Instantânea

Gratificação Instantânea

Grande parte do dia de hoje é gratificação instantânea. E nenhuma filosofia será mais difícil de superar com seus filhos e a gestão do dinheiro como esta.

No entanto, gratificação atrasada ou poupar para algo que desejam é um conceito muito difícil de ensinar e para as crianças dominarem, mas é um dos mais importantes quando se trata de administrar seu dinheiro.

Continue trabalhando com seus filhos e com o conceito de gratificação atrasada. Em outras palavras, ensine-lhes o princípio de trabalhar e economizar para algo que desejam obter.

Você descobrirá (e eles também) que, à medida que aprendem esta lição, o que quer que eles tenham trabalhado, esperado e economizado terá muito mais valor para eles pessoalmente.

Necessidades versus Desejos

Necessidades versus Desejos

O próximo nível que você vai querer discutir e ensinar às crianças, é a diferença entre necessidades e desejos.

Isso é cada vez mais importante hoje nesta mídia, marketing e sociedade de consumo em que vivemos e em que nossas crianças são marteladas diariamente.

Você não terá que procurar muito por exemplos de necessidades versus desejos … apenas ligue a televisão e espere por um anúncio.

Posteriormente, converse com seus filhos e discuta o que o anúncio está perseguindo e por quê.

Esta é uma grande conquista de gerenciamento de dinheiro para as crianças quando elas começam a diferenciar honestamente entre necessidades e desejos.

Confiança Financeira dos Filhos

Confiança Financeira dos Filhos

É também neste ponto (do início ao meio da escola) que seus filhos começam a estabelecer algum tipo de plano de poupança para algo que gostariam de ter (observe que não usei “quero”)

Todo o processo de fazer um orçamento e economizar para algo nessa idade dará a seus filhos um grande senso de realização e orgulho, sendo o primeiro passo em direção à confiança financeira.

Além disso, nesta idade, com seus filhos iniciados na economia e no orçamento, é um bom momento para apresentá-los a pagar alguns dos extras que gostariam de ter na escola, esportes, banda, etc … e para iniciar contribuições de caridade.

Responsabilidade Financeira

Responsabilidade Financeira dos Filhos

A partir daqui, continue aumentando a compreensão de seus filhos sobre orçamento e gerenciamento de seu dinheiro, fornecendo a maior parte de seus “desejos” para que trabalhem, orce e economize.

Simplesmente aumente sua responsabilidade financeira para si mesmos, continue aumentando sua responsabilidade social também, doando para instituições de caridade de sua escolha.

À medida que seus filhos avançam para a adolescência e se tornam mais maduros, chegará o momento em que você poderá considerar a possibilidade de dar a seu filho algum tipo de cartão de crédito.

Então, um cartão de crédito pré-pago monitorado pelos pais é uma boa solução inicial.

Agora e ao longo de todos esses anos de sua tutela, seu filho se tornou financeiramente alfabetizado.

E isso tudo porque você começou a ensinar a seu filho sólidas habilidades e filosofias de gestão de dinheiro.

Contudo, as crianças de hoje são bombardeadas com publicidade e mantêm a pressão dos colegas.

E é por isso que a gestão do dinheiro e as habilidades financeiras são temas essenciais para os pais cobrirem continuamente com os filhos durante a infância e a adolescência.

Se seus filhos se tornarem financeiramente responsáveis ​​desde cedo, as chances são muito maiores de que continuem ao longo da vida.

 

Logo, se você gostou do tema Ensinando seus Filhos sobre dinheiro, compartilhe com outros pais e mães! Tenho certeza que será útil para todos!

Mas, antes de dar tchau, comenta sobre experiências que teve com seus filhos em relação ao dinheiro. Eu vou amar saber!!! Conte-me tudinho!

Sendo assim, Até a próxima! E para saber mais, continue por aqui!

Quer aprender mais? Siga o perfil no Instagram.

Facebook Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *