Tempo de leitura: 8 minutos
Quer acelerar o processo da sua Educação financeira?? Então, o Livro O Homem mais Rico da Babilônia é para você!
Por isso, fique atento (a) e não deixe de reproduzir esse conhecimento para ostentar uma vida financeira saudável e com soluções para a falta de dinheiro.
O Início de tudo…
O rei da babilônia, preocupado ao ver que tantas pessoas estavam passando por dificuldades devido ao fato de não saberem como produzir e gerir melhor o seu próprio dinheiro decidiu chamar o homem mais rico da babilônia para compartilhar todo o conhecimento que pudesse acerca do dinheiro.
Eis então, que esse homem chamado Arcade reuniu 100 alunos e se dispôs a ensinar dentre várias coisas sete soluções para falta de dinheiro.
Soluções estas que ele mesmo utilizou em sua vida e que o ajudaram a enriquecer. Tá curioso então bora ver quais são!
1 – Poupe 10% de tudo que ganhar
A primeira solução é poupar 10% de tudo que ganhar. Todos nós temos contas que não param de chegar e naquela época não era diferente.
Portanto, o problema é que as pessoas só se preocupam em pagar aos outros, mas esquecem de pagar assim mesmos.
Contudo, esses 10% devem ser guardados e investidos somente em coisas com o máximo de rendimentos e com o mínimo de riscos, pois o propósito principal dessa estratégia é o acúmulo de dinheiro.
Arcade diz que a riqueza é uma árvore que cresce a partir de uma simples semente, ou seja, a primeira moeda que economizar será a semente a partir da qual sua árvore da riqueza irá brotar.
Consequentemente, quanto mais cedo plantar mais cedo à árvore crescerá.
E quanto mais fielmente alimentar e regar essa árvore com economias constantes.
Logo chegará o dia em que poderá abrigar-se em pleno contentamento, embaixo de sua sombra.
Arcade acreditava que isso parecia ser uma estranha lei do universo.
Pois aqueles que poupam e não gasta uma determinada parte de seus ganhos, o dinheiro virá mais facilmente, mas curiosamente o dinheiro costuma evitar aqueles que e se mantém constantemente vazia.
2 – Controle seus gastos
É possível que depois de ter te apresentado à primeira solução, você tenha pensado: “como eu vou conseguir separar 10% do que eu ganho, se esse dinheiro mal dá para pagar minhas contas?
Da mesma forma, nunca me sobra nada no fim do mês”.
No entanto, a verdade é que se sua mente estiver totalmente voltada ao consumismo e não na geração de riqueza, não importa o quanto você ganha nunca irá sobrar nada, pois você vai torrar tudo.
Todas as coisas que chamamos de despesas necessárias tendem a se estender para se igualar ou até ultrapassar os nossos rendimentos, a menos que façamos algo para inverter essa tendência.
Arcade diz: “não confundam despesas necessárias com desejos! Cada um de vocês junto com suas boas famílias têm mais desejos do que seus ganhos podem satisfazer”.
Consequentemente, tudo quanto recebem é despendido para aplacar tais desejos à medida que eles surgem e ainda assim restam muitos outros que não chegam a ser saciadas.
Enquanto isso faça uma planilha com todos os seus gastos e se comprometa não deixar que eles passem de 90% daquilo que você ganha.
Certamente terá que cancelar planos de assinaturas ou reduzir a qualidade de alguns serviços, mas entenda que o que estará construindo será muito mais valioso do que aquilo que hoje te satisfaz momentaneamente.
3 – Multiplique seus rendimento
Arcade diz que a terceira solução para a falta de dinheiro é por cada moeda para trabalhar de modo que possa reproduzir-se como algodão nos campos, trazendo lucro, um rio de riqueza fluindo constantemente para dentro de suas bolsas.
Ou seja, depois de ter seguido os dois passos anteriores o dinheiro já terá começado a se acumular na sua conta, mas isso ainda não é o suficiente, pois você precisa colocar esse dinheiro para trabalhar e crescer.
4 – Proteja seu tesouro contra a perda
Pois bem, proteja seu tesouro contra a perda, seja lá qual for o investimento que escolher saiba que sempre haverá risco, mesmo que mínimo.
Portanto, o seu papel é analisar qual o tamanho desse risco em paralelo ao retorno de investimento.
Antes de tudo, esqueça a promessa de dinheiro fácil e rápido, pois essas três palavras nunca cabem na mesma frase.
Se quiser dinheiro fácil, se prepare para receber pouco. Se quiser dinheiro rápido, se prepare para assumir um alto risco.
Mas, se ainda assim quiser dinheiro fácil e rápido só resta o caminho desonesto.
Então, não tem atalho! Se quiser acumular muito dinheiro honestamente, se prepare para ter paciência, assumir riscos e enfrentar várias dificuldades.
5 – Faça do lar um investimento lucrativo
Assim como acontece hoje em dia, muitas famílias moravam mal na babilônia, essas pessoas pagavam aluguéis abusivos e em troca recebiam um cantinho onde nem sequer havia espaço para as crianças brincarem ou para as mulheres cultivar em suas plantas.
Arcade recomendou os alunos a fazer um esforço para ter um próprio lar, mesmo que isso signifique pedir um empréstimo, afirmando que com isso eles se sentirão mais felizes e orgulhosos por saberem que empregaram seus esforços em um bem valioso estável e livre para desfrutar em com suas famílias como quiserem.
No entanto, é importante analisar essa questão com muito cuidado, pois ansiar uma moradia só para escapar do aluguel pode ser um grande tiro no pé, já que nem sempre a dívida compensa.
Às vezes é melhor pagar um aluguel e investir mensalmente o que sobrar do que comprometer o orçamento com um financiamento que levará 30 anos para ser pago,
Então, pense bem antes de sair assumindo uma dívida de longo prazo só porque deseja possuir um imóvel.
Lembre-se que ele só será seu quando ele estiver totalmente quitado, enquanto estiver pagando as prestações ele continua sendo do banco.
6 – Assegure uma renda para o futuro
A sexta solução assegura uma renda para o futuro. Árcade começou essa aula dizendo o seguinte: “A existência de todo homem vai da infância à velhice, esse é o caminho da vida e nenhum homem pode desviar-se dele…”.
Digo-lhes que cabe a todo homem providenciar uma renda condizente para os dias futuros quando ele não for mais jovem e providenciar que a família não fique na penúria.
Ter dinheiro guardado investido pode ser muito prazeroso enquanto ainda somos jovens, porém sua maior função é nos assegurar quando estivermos mais velhos.
Mas infelizmente muitos só conseguem pensar no dia de hoje ou talvez no máximo na semana seguinte.
Faça seus próprios investimentos pensando em sua aposentadoria, não queira depender do INSS, pois se isso não quebrar até lá, você irá depender de algo que provavelmente lhe fará ter uma velhice de penúria e escassez, longe do conforto e da liberdade que você sempre sonhou.
Arcade finaliza dizendo: “Recomendo a todos os homens, que por meios prudentes e bem pensados se garantam contra uma reserva minguada nos anos de sua maturidade, pois uma carência de fundos para um homem que já não se acha em condições de ganhar dinheiro ou para uma família sem seu líder é uma dolorosa tragédia”.
7 – Aumente sua capacidade para ganhar
Aumente sua capacidade para ganhar, pois você dificilmente terá reservado uma grande quantia no futuro, se o dinheiro que ganha hoje já é compromissado. Então, muitas vezes a solução é aprender a como ganhar mais.
Se já tem uma profissão você pode buscar aperfeiçoar suas habilidades, seus conhecimentos para que possa aumentar seus resultados e usá-los como justificativa de um aumento de salário ou um cargo mais alto dentro da empresa.
Todavia, essa não é a única solução. Você também pode montar seu próprio negócio na internet, por exemplo, já que a barreira de entrada é muito mais baixa do que um negócio físico.
Bom, esse artigo foi baseado no clássico livro O Homem mais Rico da babilônia e se você ainda não tiver lido, leia porque ele vai abrir a sua mente.
Espero que você tenha gostado das Soluções para a falta de dinheiro do livro “O homem mais rico da babilônia”.
Caso queira saber mais, continue aqui e aprenda conceitos perfeitos para cada tipo de situação!
Então, não perca tempo, leia livro O Homem mais Rico da babilônia e marque @semeandoindependencia no Instagram com a #semeandoindependencia!
Quero saber o que você achou desta leitura maravilhosa!
Até a próxima!